Características dos Sistemas de Informação Empresariais

porLuis Augusto Moretto

Características dos Sistemas de Informação Empresariais

O que são sistemas de informação empresariais?
Sistemas de informação empresariais

O que é um sistema?

Um sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados entre si. Para Ludwig von Bertalanffy, 1950 os sistemas tem um objetivo, operando sobre entradas (informação, energia, matéria) e fornecendo saídas (informação, energia, matéria) processadas.

Na mapa mental abaixo apresentamos uma visão sistêmica dos sistemas de informação empresariais. Nesta visão modelamos o sistema em componentes essenciais, o ambiente e os mecanismos ou processos que definem os sistemas.

Sistemas de Informação Empresariais
Mapa Mental dos Sistemas de Informação Empresariais

Constituição de um sistema

Pode ser físico ou concreto quando composto de equipamento, maquinaria e de objetos físicos. São compostos por “Hardware”

Quando compostos de conceitos, filosofias, planos, hipóteses e idéias. Aqui, os símbolos representam atributos e objetos, que muitas vezes só existem no pensamento das pessoas. São compostos de “software” 

natureza de um sistema

Sistemas Abertos: A estrutura de sistemas abertas é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. De acordo com as mudanças do ambiente externo, a sistema se adapta mudando seus componentes, sua estrutura e mecanismos.

Sistemas Fechados (herméticos): não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, sendo assim não recebem nenhuma influencia do ambiente e por outro lado não influenciam. Não recebem nenhum recurso externo e nada produzem que seja enviado para fora.

organização de um sistema

Um observador talvez não consiga compreender o que é um carro só olhando suas peças. É preciso conhecer quais partes do sistema interagem. Essa interação dos componentes de um sistema é chamada de sinergia. A sinergia é  o nível de organização interna.

Já a entropia é a desordem ou ausência de sinergia. Um sistema pára de funcionar adequadamente quando ocorre entropia interna.

Próximo post....

No próximo post iremos apresentar detalhes da composição que envolve pessoas e tecnologias.   Vamos apresentar as características ambientais e falar dos processos que definem o comportamento sistêmico.

Happy Coding! 😀