Smartcities Framework - Serviço de compartilhamento de informações ubíquos | Morettic

Smartcities Framework – Serviço de compartilhamento de informações ubíquos

porLuis Augusto Moretto

Smartcities Framework – Serviço de compartilhamento de informações ubíquos

“Como seria viver numa sociedade onde todas as informações estivessem disponíveis e compartilhadas para geração de produtos e serviços mais inteligentes, agregando valor e unificando órgãos públicos e empresas privadas em benefício de todos?”
Integrar sistemas e tecnologias sempre foi considerada uma barreira intransponível, mas com o Framework, agora todos podem trabalhar de forma conjunta para criar Cidades, Empresas e Serviços realmente Inteligentes para promover o compartilhamento de informações e conhecimentos ubíquos*.

Oportunidade / Desafio

Os municípios brasileiros estão em rápido processo de informatização motivado por mudanças Legislativas, processo que se acelerou com a introdução da Lei de Acesso à Informação e recentes manifestações.

O cenário exige investimentos e esforços significativos nas cidades com capacitação de equipes e introdução de tecnologias para adaptar seus procedimentos à nova realidade, o que marginaliza várias administrações pelo impeditivo em tempo e recursos. Abre-se assim oportunidade de criação de serviços privados, voltados ao suporte ao cidadão, a partir da disponibilização de dados públicos padronizados e balizados.

Hoje, tais serviços enfrentam grande burocracia para obter acesso aos dados públicos, sendo formatados individualmente para cada município, aumentando custos de implantação e reduzindo a velocidade, capilaridade e potencial benefício da introdução de instrumentos de TIC, que penalizam as administrações públicas, o setor privado e o cidadão com perda de eficiência.

Solução / Diferencial

Redução de custos, agilização de processos e desoneração de serviços internos das Administrações Públicas Municipais. Fomento a criação de novos serviços e negócios.

Transparência da Adm. Pública e melhoria dos serviços ao cidadão. Criação de ambiente ubíquo e colaborativo na geração e tratamento de dados de Bigdata segmentados para diversos fins.

Introdução de modelo M2M. Alinhado a modelos de Smart Cities para Cidade Ubíqua. Ampliação da percepção de cada município sobre sua dinâmica pela extração de dados primários de uso e interação dos cidadãos.

Ambiente seguro, criptografado e acessível apenas via identificação da conexão do serviço de terceiros. Implantação no ambiente interno da administração e em ambiente externo. Possível implantação em outras áreas, como Saúde, para integração de sistemas locais. Mapeamento de campos dinâmicos com geração automática de metadados e webservice.

Modulo Perfil do Usuário

Modulo Importação de XML

Modulo Círculos

Modulo Importação de Banco de Dados

Apoio


header-sds
header-fapesc
logo1
header-sebrae