Startups: Scrum como um framework para geração de valor

porLuis Augusto Moretto

Startups: Scrum como um framework para geração de valor

Startups – Gerando valor com o Scrum

O Scrum é um framework leve projetado para ajudar equipes pequenas e unidas de pessoas a desenvolver produtos complexos. A equipe deve ser composta em média por 7 (+/- 2) pessoas , cinco a nove membros da equipe.

O projeto é medido em sprints, ciclos curtos e focadas de desenvolvimento. Existem três tipos de pessoas no scrum: product owner, scrum master e team member.  O Scrum se concentra em lidar e finalizar pequenos pedaços do seu projeto antes de passar para a próxima fase.

Lições do Scrum para Startups

Existem táticas importantes que você pode implementar no gerenciamento do seu projeto.

  1. Não tema feedback, inspeções e interrompa coisas que não funcionam:   Aprender. A experiência é o melhor professor, e o ciclo do scrum é projetado para fornecer a você múltiplas oportunidades de receber feedback – dos clientes, da equipe, do mercado – e aprender com isso
  2. Planeje na segunda-feira; Revise na sexta-feira. As reuniões podem ir em várias direções diferentes. Portanto, mantenha seu foco no planejamento na segunda-feira e depois na revisão do trabalho na sexta-feira. Essa estrutura simples ajudará seu gerenciamento de projetos significativamente.
  3. Adote a definição de scrum para tarefas como “concluído”, “história”, “lista de pendências” e “artefatos” ou criar sua própria definição de termos. É importante estabelecer um processo de comunicação fluida entre a equipe em todos os aspectos do desenvolvimento.

A primeira história

A primeira história exige que a equipe faça uma reunião de planejamento inicial a fim de descobrir o que eles estão realmente tentando construir. Os Critérios de Aceitação para esta História podem ser assim:

  • Adicione pelo menos 10 itens bons ao Product Backlog que foram validados por nossos Stakeholders
  • Para pelo menos um desses itens, certifique-se de que ele esteja bem definido e pequeno o suficiente para que a equipe possa desenvolvê-lo em um dia, assim que o ambiente mínimo estiver em vigor

Dicas para implementação do Scrum em Startups

  1. Construa um Burndown Chart e deixe o mesmo compartilhado com a equipe de desenvolvimento
  2. Planeje as tarefas de forma que o esforço máximo seja de 6 horas.
  3. Realize o daily meeting para organizar o projeto e identificar os impedimentos
  4. Priorize o Sprint Backlog de forma a gerar valor ao final de cada iteração!