Como transformar sua idéia em um negócio do zero?

porLuis Augusto Moretto

Como transformar sua idéia em um negócio do zero?

ideia-negocio idea em um negócio
Seja um empreendedor também!

Criando um negócio do zero?

Empreender é ter a capacidade de transformar sua ideia em um negócio. Mas, como fazer isso da maneira certa?

Como fazer com que seu projeto se materialize em empresa de sucesso?

Nunca sabemos quando uma ideia será boa o suficiente para criar um negócio de sucesso. Isso só se confirma, ou não, quando arregaçamos a manga para investir numa iniciativa pessoal.

Porém, existe um caminho a ser seguido para transformar um plano numa empresa rentável. Aqui vamos te mostrar como transformar seu conhecimento e planos numa oportunidade de se tornar dono de sua capacidade produtiva. 

Dicas bem simples, mas eficientes quando existe entrega e dedicação no empreendimento.

Descubra suas habilidades

Sua ideia de negócio tem de ser condizente com suas habilidades. Não adianta investir num área da qual nada conhece. 

Então, a primeira coisa é saber se esse futuro empreendimento é parelho as suas capacidades, sua experiência profissional, por exemplo.Unir sua capacidade a um bom propósito empresarial é certeza de que, pelo menos, está no caminho certo. 

A partir daí é começar a organizar isso por escrito e dá os primeiros passos de sua futura empresa.

Seja ágil

Quando estiver certo de que sua ideia é rentável, começa a desenvolve-la. Não se deve esperar “melhor tempo”. Inicie com uma pesquisa de mercado, ou coisa similar, mas faça algo. 

Se ficar somente no campo abstrato nunca alcançará objetivo de ser seu próprio dono. Então pare de sonhar e vá à luta.

Crie um plano de negócios, que é uma espécie de documento orientador ao empreendimento. Trace estratégias e corra logo para pôr em prática suas ideias.

flexibilize sua estratégia

Na fase inicial de seu empreendimento terá plenas condições de alterar ou melhorar suas ideias.

Quando se faz uma pesquisa, por exemplo, consegue-se enxergar mais além, e isto influenciará nos rumos de suas estratégias.

Então, não tenha receio em mudar. O bom empreendedor sempre buscará rever seu comportamento no mercado, e utilizar meios e tendências mais modernas para que seu sonho não pare pelo meio do caminho.

Elabore um protótipo

Os especialistas chamam de prototipagem a forma de testar sua ideia antes de comercializar seus produtos, ou oferecer seus serviços. 

Criar esquemas, protótipos que sirvam para validar sua ideia a um cenário real. À primeira vista parece uma coisa difícil, mas existem acessíveis assessorias no mercado que podem ajudar o pequeno e médio empreendedor.

Essa espécie de projeção de cenários é bem assertiva, ou dar instrumentos para investir de maneira segura no setor almejado. De pronto verá as fragilidades de suas ideias, e vê se realmente existe a possibilidade de ter sucesso. 

Verá o quanto essa etapa é importante para qualquer outro tipo de investimento que realizar.

Busque capacitação

Não basta ter uma excelente ideia, e ter habilidade para produzir ou realizar um serviço. Precisará trabalhar o perfil empresarial. Existem cursos de extensão, qualificação profissional e de empreendedores disponíveis na praça.

E caso conheça algum empresário atuado no ramo que escolheu, melhor ainda. Conversar um pouco sobre a rotina, e como funciona o mercado ajudará a saber se escolheu o negócio certo. 

Nessas conversas, não tenha medo de expor sua ideia, coloque a prova. A visão de uma pessoa experiente certamente te ajudará de alguma forma. Considere como network que deve se ampliar a cada dia a medida que for colando seu plano em prática.

Almeje a estabilidade

A sua postura no início do negócio determinará seu futuro no mercado. Não estamos falando aqui de ser arrojado apenas em investimento, mas também em atitude. Ir atrás das tendências mais atualizadas, pensar em adotar a tecnologia de internet ou sistemas de gestão empresarial como o ERP mostrará realmente o quanto você quer transformar sua ideia num negócio rentável.

Para isso, invista em ferramentas que simplifiquem a visualização de dados e a gestão de seu negócio. Saiba que um bom controle de suas finanças nunca é demais! Portanto, uma boa dica é investir um sistema de controle financeiro e, assim, evitar erros em um setor tão importante dentro da sua empresa. 

Outro ponto importante, é que sua ideia poderá ser entendida como “ruim” por alguns, porém, se tiver realizado uma prototipagem eficaz, uma boa análise de mercado, vá em frente. Não quer dizer que todas as opiniões serão a seu favor. Às vezes é preciso confiar um pouco na intuição, e claro nos números. Sendo assim, boa sorte na hora de transformar sua ideia em um negócio.

Happy Coding! 😀