TAPE – Test Unit para seus projetos com Node.js em Javascript

porLuis Augusto Moretto

TAPE – Test Unit para seus projetos com Node.js em Javascript

Test Unit para que serve?

Um teste de unidade, como as equipes ágeis entendem o termo, é um pequeno fragmento de programa escrito e mantido pelos desenvolvedores na equipe do produto, que exercita alguma parte restrita do código-fonte do produto e verifica os resultados.

O resultado de um teste de unidade é binário: “passar” se o comportamento do programa for consistente com as expectativas registradas ou “falhar” de outra forma. Os desenvolvedores normalmente escrevem um grande número de testes de unidade (correspondentes a um grande número de comportamentos de programa de interesse), chamado de “suíte de testes”.

Test Unit – Benefícios

  • Identificação de erros de software em nível de métodos
  • Mudanças mais suaves
  • Facilidade na integração

TAPE – Test Unit para o Node.js

Tape é uma biblioteca de testes (Test Anything Protocol) para Node.js e navegadores. O TAPE é uma interface simples baseada em texto entre os módulos de teste e um equipamento de teste. É uma maneira simples de listar seus resultados de teste.

Instalação

Primeiro passo é adicionar a biblioteca do TAPE a seu projeto Node.js. Na pasta do seu projeto instale a biblioteca na forma sob dependências de desenvolvimento (ele será necessário apenas no ambiente de desenvolvimento).

npm install tape --save-dev

Uso da API

Após instalar a api faça o require da api no cabeçalho do seu projeto

var test = require('tape');

Abaixo no exemplo dentro de cada chamada do tape temos o nome do teste, uma função e t.plan indicando o número de testes a serem executados em um bloco.

tape api node.js

tape api node.js

Saída

saida Tape test unit

saida Tape test unit

Conclusão

Espero ter inspirado você a usar o Tape para realizar testes unitários em seu aplicativo. É simples de usar e extremamente útil quando se trata de garantir que seu aplicativo esteja livre de erros.

Outro benefício é que uma equipe que confia em testes unitários automatizados pode esperar colher alguns dos resultados do desenvolvimento orientado a testes – TDD, em particular uma diminuição nas taxas de defeitos