Descubra como fazer a tecnologia trabalhar a seu favor!

porLuis Augusto Moretto

Descubra como fazer a tecnologia trabalhar a seu favor!

tecnologia para o seu negócio
Tecnologia a seu favor!

Introdução

Qualquer pessoa vivendo em pleno século XXI sabe bem a importância das tecnologias digitais para o nosso dia a dia. Afinal, quem entre nós consegue imaginar tarefas simples como pagar uma conta, encomendar um produto ou enviar uma mensagem sem recorrer a Internet?

A verdade é que a Internet evoluiu muito nos últimos 20 anos. Essa se tornou um meio essencial para a comunicação e a realização de negócios de todos os tipos. E isso se deve, em grande parte, à disponibilização de um acesso à Internet de melhor qualidade no país e à popularização dos smartphones e de seus mais diversos aplicativos.

Se na vida pessoal, é impossível viver hoje sem acesso às tecnologias digitais, no mundo dos negócios a situação não é – e nem poderia ser – diferente. Se a sua empresa não estiver conectada, se ela não for reconhecida online, você perderá  grandes oportunidades de negócio.

Mais ainda: Vivemos em uma época de competitividade acirrada no mercado, na qual grande parte das novas empresas fecha as portas antes dos dois primeiros anos. Por isso, não integrar à administração da sua empresa as ferramentas tecnológicas disponíveis, é assumir um risco desnecessário.

Quer saber como as tecnologias digitais disponíveis atualmente podem ajudar a sua empresa a crescer e se projetar no mercado? A seguir você confere três das principais áreas da sua empresa afetadas pelo bom uso das ferramentas tecnológicas:

Tecnologia & Vendas

Para atender ao novo perfil de consumidor na era da informação, o seu negócio deve se adaptar e investir em novas tecnologias. O cliente está mais exigente: o novo consumidor tem consciência das opções de produtos e serviços disponíveis no mercado. Mas, o que busca esse novo consumidor?

Muito além do produto, o consumidor está de olho na vivência da compra, buscando por uma experiência que seja capaz de superar as suas expectativas. Em outras palavras, o seu cliente está em busca de um relacionamento com a sua marca. E é exatamente aí que a tecnologia pode te ajudar:

  • Seja visto. Marque presença na Internet através de website próprio, blog e perfis em redes sociais;
  • Invista na identidade da marca. é importante que o cliente identifique facilmente a sua identidade visual, os valores e missões da sua marca;
  • Invista em marketing de qualidade. Utilize ferramentas de marketing inbound (ou marketing de atração). Ofereça ao seu cliente conteúdos de relevância, que sejam capazes de despertar o seu interesse pela marca. Faça SEO: Atrai novos leads garantindo um bom posicionamento dos seus conteúdos nas páginas de buscadores como Google, Bing e Yahoo.
  • Conheça o perfil do seu cliente. Melhore o direcionamento das campanhas utilizando ferramentas que permitam traçar com clareza o perfil demográfico do seu público-alvo.
  • Acompanhe de perto as ações de marketing e campanhas promocionais. Um bom software gerencial vai te ajudar a acompanhar as oscilações de seus estoques durante essas ações, avaliando sua eficácia e identificando produtos com maior ou menor demanda. Utilize a ferramenta de controle de estoques para identificar, igualmente, a sazonalidade de vendas da sua empresa,. Assim, você poderá realizar planejamento estratégico para impulsionar a conversão nas épocas de baixa.

Por fim, lembre-se que qualquer relacionamento é sempre uma via de duas mãos. Em resumo, ouça o seu cliente, invista na comunicação e não descuide do pós-venda! Afinal, um pós-venda bem feito é motor para um relacionamento de longo prazo de sucesso!

Tecnologia & Processos

Otimizar processos é uma necessidade em todos os setores da economia. Afinal, a otimização permite um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na empresa – e isso vale tanto para os recursos financeiros da equipe, quanto para os recursos humanos. 

Otimizar processos implica racionalizar as atividades que são feitas de forma quase automática, despercebida, no dia a dia.

Para o gestor, especificamente, existem dois ganhos principais. O primeiro é o ganho de tempo, que passa a poder ser dedicado à melhoria de gestão financeira ou empregado na consolidação do relacionamento da marca com os clientes, por exemplo. 

O segundo ganho diz respeito ao seu planejamento estratégico investindo na otimização de processos vai te ajudar a entender melhor cada uma das etapas do seu serviço. Dessa forma, você ganha facilidade na identificação de pontos de melhoria e áreas que necessitam de investimentos.

Quais ferramentas utilizar para a otimização de processos na sua empresa? Existe uma infinidade de ferramentas que podem ajudar, como as de armazenamento e compartilhamento de dados na nuvem.  Os serviços do GoogleDrive, são um bom começo.

Nossa sugestão é investir em um sistema ERP online ou Genimo para imobiliárias, que permita concentrar em um só lugar todas as informações necessárias ao bom funcionamento da sua empresa, de forma simples, ágil e inteligente.

Tecnologia & gestão

Um sistema ERP online é uma tecnologia digital para facilitar a gestão do seu negócio. Do inglês “Enterprise Resources Planning,” ou, em bom português, Planejamento de Recursos Empresariais. Um ERP é um valioso aliado na hora de organizar o seu planejamento estratégico.

Por que vale a pena usar um ERP? Para começar, um ERP integra todas as informações inseridas no sistema pela sua equipe, mesmo que de diferente setores. 

Dessa forma, você evita o retrabalho de digitar a mesma informação em vários campos diferentes. Por exemplo, as informações cadastradas no momento da venda são usadas automaticamente para a emissão de nota fiscal.

Em resumo, Trata-se de uma evolução em relação ao uso de planilhas individuais para cada departamento da sua empresa. Assim, você gera muito mais agilidade na comunicação interna da sua empresa.

Vantagens

Vantagens do uso de um ERP online estão:

  • Controle de Estoques: parte essencial da sua empresa, os estoques representam um capital investido. Acompanhe em tempo real o volume dos itens e realize contato com fornecedores a partir do próprio sistema. Assim, você terá uma gestão de estoques mais ágil e descomplicada;
  • Gestão Financeira: controle das contas a pagar e a receber, métricas de vendas e integração com sistema PDV – tudo integrado em um único sistema inteligente, evitando perda de informações (e de capitais!).
  • Perfis de acesso: determine quais áreas do sistema ERP serão acessíveis para quais funcionários. Portanto, garantindo a segurança do sistema e um compartilhamento mais ágil de informações entre os membros da sua equipe;
  • Conciliação bancária: acompanhe na minúcia as contas da sua empresa, garantindo assim que todas as movimentações estejam de acordo com o que deve ser;
  • Emissão de NF-e e geração de boletos bancários: para maior rapidez no atendimento ao cliente.

Dicas

Os dados inseridos em um sistema ERP online são armazenados na nuvem, e protegidos pelos protocolos de segurança dos servidores da empresa prestadora de serviço. 

Com essa tecnologia, a sua empresa reduz os custos com hardware, ganha em segurança da informação e ainda possui acessibilidade 24h por dia de qualquer lugar do mundo. 

É muito mais agilidade e confiabilidade na hora de gerenciar sua empresa!

Happy Coding! 😀