Como o uso da tecnologia facilita diversos processos de sua empresa

porLuis Augusto Moretto

Como o uso da tecnologia facilita diversos processos de sua empresa

Veja como a tecnologia facilita nossa realidade

Encontrar amigos, realizar compras, pagar boletos e se informar: a tecnologia é um recurso onipresente, transformando nossa rotina pessoal. Graças a esse suporte tecnológico, somos hoje uma sociedade, muito mais conectada, dinâmica e eficiente.

E, se você possui um smartphone, certamente é testemunha dos benefícios da tecnologia à nossa vida pessoal.

A questão é que, muito além das redes sociais, há um universo de ferramentas que a tecnologia coloca ao nosso alcance e que têm muito a oferecer à sua empresa em termos de produtividade, eficiência, gestão de recursos e lucratividade.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode otimizar os processos da sua empresa? Então não deixe de conferir, a seguir:

Cloud computing: mobilidade e redução de custos

Compartilhar arquivos, editar em conjunto, manter atualizada uma agenda do time ou do departamento: tudo isso são atividades rotineiras em qualquer empresa que busque manter um bom fluxo de informações e, é claro, alcançar suas metas com eficiência no uso de recursos.

Justamente por isso a maior parte das empresas já têm integrados a sua rotina – em maior ou menor grau – recursos de Cloud computing como Google Drive, Dropbox e Google Agenda.

Outras ferramentas mais elaboradas e com enfoque especificamente empresarial também são oferecidas com armazenagem na nuvem, como é o caso dos softwares ERP e CRM, assim como dos sistemas de automação de marketing.

Além de permitir maior mobilidade à sua equipe, permitindo o trabalho remoto, o armazenamento de dados na Nuvem contribui ainda para reduzir os custos da sua empresa com a implantação de servidores locais e desenvolvimento de softwares próprios.

Marketing digital: levando o relacionamento com o cliente para o próximo nível

Facebook, Instagram, Twitter e outras mídias sociais estão aí para provar que a tecnologia alterou em definitivo a forma como as pessoas se relacionam entre si e com o mercado. Por isso, se a sua empresa quer alcançar maior eficiência em vendas, vai precisar levar o seu relacionamento online com potenciais clientes para o próximo patamar.

E essa é justamente a proposta do marketing digital: repensar a forma como a sua empresa se apresenta e se relaciona com os futuros clientes na rede. A criação de conteúdos que sejam relevantes para o consumidor e que expressem a identidade da marca é uma das ferramentas que pertencem ao leque do marketing digital.

Campanhas automatizadas de e-mail marketing, desenvolvimento de aplicativo próprio para a sua empresa, emprego de chatbots, técnicas de SEO e, é claro, uma webpage responsiva são outras ferramentas que vão otimizar o marketing da sua empresa. Assim, a sua empresa não só irá alcançar mais facilmente o seu público-alvo em buscadores, blogs e redes sociais mas, principalmente, conseguirá estabelecer vínculos duradouros com esse público, que permitam forjar uma relação de longo prazo com a marca.

Automação comercial: rapidez e eficiência na conversão em vendas

É claro que não basta apenas investir em marketing: é preciso assegurar que a sua empresa estará preparada para receber os leads gerados nessas ações de forma a garantir a conversão da venda. E um sistema de automação comercial é a ferramenta tecnológica que pode auxiliar nesse processo.

Através desse tipo de solução, a sua empresa poderá controlar em tempo real todos os processos envolvidos na conversão da venda. É possível, por exemplo, integrar o seu PDV ao controle de estoques, permitindo um controle preciso de todas as mercadorias disponíveis e facilitando a sua reposição junto aos fornecedores.

Da mesma forma, um sistema de automação comercial oferece ferramentas para que a sua gestão acompanhe de perto a evolução das negociações da equipe ao longo dos diversos estágios da venda configurados no sistema.

A emissão de relatórios gerenciais e a facilidade na emissão de documentos a NF-e e boletos bancários são outros diferenciais oferecidos pelos sistemas de automação comercial, que ajudam a aumentar a eficiência da sua equipe de vendas e o controle financeiro da sua gestão.

Ferramentas ERP: otimizando recursos, aumentando a produtividade

E por falar em gestão, há ainda ferramentas tecnológicas desenvolvidas especificamente com foco na administração de recursos, materiais e humanos. Estamos falando, é claro, dos softwares ERP.

Um ERP online permite integrar em uma única plataforma o controle dos mais diversos departamentos da sua empresa: controle de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, controle de estoques e muito mais.

A integração permitida por um software ERP garante que os dados do sistema estejam sempre atualizados, impactando positivamente o processo de tomada de decisões na sua empresa.

Agora que você já conhece algumas das ferramentas tecnológicas que podem facilitar os processos internos da sua empresa, que tal conhecer um pouquinho mais da solução ERP do GestãoClick