Termux – Desenvolvendo Aplicativos Node.js em seu Android

porLuis Augusto Moretto

Termux – Desenvolvendo Aplicativos Node.js em seu Android

O que é o Termux?

node_js_termux_android_emulator

O Termux é um emulador Linux desenvolvido para o Android.  Permite que o dispositivo Android funcione como um terminal LINUX.

Nele podemos dar diversos comandos linux desde um ls -l para listar diretórios até instalação de pacote com apt install <Pacote>

O processo de instalação do Termux é bem simples.

Basta fazer o download do APP a partir da Playstore e o emulador está pronto para uso.

 

Configurando o Termux para o desenvolvimento

O primeiro passo após a instalação em seu dispositivo Android é fazer a atualização das bibliotecas. Para isso acesse o APP em seu celular e digite:apt update; depois apt upgrade.

Com esses dois comandos iremos atualizar o core do Termux. Agora podemos instalar os utilitarios do sistema. Isto é um requisito para a gente poder rodar o NodeJs. Então rode no seu console o comando apt install coreutils.

Instalando o NodeJs em seu Android

Após atualizar as bibliotecas e instalar os utilitários do core atendemos aos requisitos para rodar o NodeJs.  Para instalar o node execute o seguinte comando no console bash: apt install nodejs.

Pronto agora o node está instalado. Para verificar a versão atual digite no console node -v

Conexão do Dispositivo Via USB

Podemos rodar o NodeJS como um serviço no emulador criando endpoints REST.  Neste caso precisamos expor os serviços com um IP válido na rede. Uma estratégia para esse modelo é redirecionar as requisições de um IP válido para o dispositivo conectado via USB.

O mecanismo de redirecionamento se da através do ADB. Com o Adb podemos configurar uma regra de redirecionamento de portas. Exemplo. Tenho um serviço REST rodando no ip 192.168.0.27 na porta 8088 da subrede. Esse IP e porta correspondem ao restify do NodeJS.

Para que as requisições que chegam em um computador (gateway) sejam redirecionadas para o serviço corretamente, implemente a seguinte regra de redirecionamento com o ADB: adb forward tcp:8080 tcp:8088

Dicas

Outra estratégia utilizada na Deep Web é transformar o Termux em um terminal Onion.  É possível ainda instalar outros pacotes como o APACHE2, PHP, Python etc.

Realmente uma forma criativa de gerenciar terminais remotos, criar servicos e endpoints inclusive para a Deep web.