The Social Dilemma – Hora de repensar no uso das tecnologias!

porLuis Augusto Moretto

The Social Dilemma – Hora de repensar no uso das tecnologias!

The Social Dilemma é o momento de repensar o comportamento individual e sua relação com a tecnologia. A mesma tecnologia que permitiu manter-nos hiper conectados, também deu origem a uma série de consequências indesejadas que estão nos impactando.  Entenda the socia dilemma!

O Dilema

Nunca antes um punhado de designers de tecnologia teve tanto controle sobre a maneira como bilhões de nós pensamos, agimos e vivemos nossas vidas. A tecnologia que nos conecta também:

  • controla,
  • manipula
  • monetiza
  • divide

Saúde mental

Um estudo com 5.000 pessoas descobriu que o maior uso da mídia social está correlacionado com declínios auto-relatados na saúde mental e física e no nível de satisfação com a vida.

Técnicas de design persuasivas, como notificações push e a rolagem infinita de seu Feed de notícias, criaram um ciclo de feedback que nos mantém refém de nossos dispositivos.

Democracia

O número de países com campanhas de desinformação política nas redes sociais dobrou nos últimos 2 anos.

A publicidade nas redes sociais dá a qualquer pessoa a oportunidade de alcançar um grande número de pessoas com uma facilidade fenomenal, dando aos maus atores as ferramentas para semear agitação e alimentar divisões políticas.

Descriminação

The Social Dilemma é sobre o fato que 64% das pessoas que aderiram a grupos extremistas no Facebook o fizeram porque os algoritmos os conduziram até lá. Os algoritmos promovem conteúdo que provoca indignação, ódio e amplifica preconceitos nos dados que os alimentamos.

Dicas

Analise quanto tempo você passa diariamente no seu feed de notícias, facebook, instagram, tiktok e outros? Agora imagine utilizando esse tempo para colocar aquele plano que você tem guardado?

Quer saber como? É um pouco radical mas remova todos os APP ou se você vive um dilema onde é impossível viver sem a rede social, simplesmente desabilite suas notificações.

Não deixe que o Youtube, Facebook, Instagram, Spotify decida por ti. Evite as recomendações e sempre escolha o que vc deseja ou precisa se informar!

Assim você não é controlado pela tecnologia e sim utiliza a mesma para te auxiliar e não o contrário. Cada minuto engajado em seu Instagram seu nível de felicidade cai e seu tempo de vida é monetizada. Reavalie seu comportamento!

Ajude a mudar como a tecnologia é projetada, regulamentada e usada você é um agente de mudança! #Thesocialdilemma deixe sua opinião!