Trabalho Remoto – Dicas para maximizar sua produtividade

porLuis Augusto Moretto

Trabalho Remoto – Dicas para maximizar sua produtividade

Com o surto do coronavírus (covid-19) tem mais pessoas trabalhando em casa do que nunca. Se você é novo no trabalho remoto, essas dicas de um profissional de home office podem ajudá-lo a se manter produtivo e em equilibrio entre o trabalho, tarefas de casa e exercícios físicos.

Disciplina de horários

Estabeleça um horario de trabalho remoto e cumpra-o … na maior parte do tempo. Ter diretrizes claras sobre quando trabalhar e quando encerrar o dia ajuda muitos trabalhadores remotos a manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

Um dos benefícios do trabalho remoto é a flexibilidade e, às vezes, você precisa estender o dia ou começar cedo para acomodar o fuso horário de outra pessoa. Quando o fizer, certifique-se de encerrar mais cedo do que o normal ou dormir um pouco na manhã seguinte para compensar.

Diligence matinal

O que em sua rotina matinal indica que você está prestes a começar a trabalhar? Pode ser fazer uma xícara de café e dedicar um tempo para saboreá-lo antes de começar a olhar para sua lista de tarefas 

Pode ser voltar para casa depois de uma corrida. Pode ser se vestir (usar calças de pijama para trabalhar é uma vantagem para alguns, mas uma estratégia ruim para outros). Uma rotina pode ser mais poderosa do que um relógio para ajudá-lo a começar a cada dia.

Eu digo “manhã”, mas nem todo mundo que trabalha em casa segue uma programação das nove às cinco. A sua rotina pode ser uma “iniciação” em outra hora do dia.

Mantenha um número de telefone reservado

Configure um número de telefone que você só use para chamadas para colegas e clientes. Pode ser um serviço VoIP gratuito, como o Google Voice ou um número Skype. Semelhante a algumas das outras dicas, ter um número de telefone separado ajuda você a gerenciar seu equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Considerações

Acima de tudo, descubra o que funciona melhor para você. Às vezes, a resposta é aparente, mas outras vezes você pode precisar de inspiração de outras pessoas que estão no mesmo barco. Comunique-se com o time!

Pode-se dizer que a tendencia do trabalho remoto veio para ficar. A exemplo disso a Microsoft está flexibilizando o trabalho remoto assim como outras gigantes do Vale do silício!