User Onboarding – Melhore a conversão e retenção em seu SAAS

porLuis Augusto Moretto

User Onboarding – Melhore a conversão e retenção em seu SAAS

User OnBoarding: o que é?

“Usuário onboarding” não significa o que você acha que significa.

O termo é muito usado no mundo dos softwares, mas tem definições variadas – até para pessoas da mesma equipe! Alguns dizem que está ensinando novos usuários, outros que é indistinguível da experiência do usuário, enquanto outros imaginam que é apenas uma tela de furto ou um rápido tour pelo produto.

Como você deve ter uma conversão de usuários se sua equipe não conceituar User OnBoarding? Vamos esclarecer o que é e o que não é.

Como funciona

User Onboarding é o sistema que orienta ativamente os usuários a encontrar novos valores em seu produto.

Essa definição funciona bem por dois motivos:

  1. Começa antes mesmo de um usuário se inscrever . Se estende além do ponto que eles convertem para uma conta premium.
  2. Para tornar os usuários bem-sucedidos, você também precisa mostrar por que eles precisam usá-los e dar a eles a ajuda de que precisam para encontrar valor.

Para aplicar efetivamente esses princípios, você precisa de muito mais do que apenas uma ótima experiência em UX ou um tour de produtos. Você precisa entender seu cliente e incentivá-lo a seguir os próximos passos apropriados.

Conclusões

O User Onboarding possibilita o aumento exponencial de vendas e mercado para sua empresa. Porém para que isso ocorra é preciso que haja um onboarding claro e efetivo aos parceiros e, principalmente, após esta etapa o desenho de um suporte para que os representantes tenham segurança na demonstração e implantação do software.

Tours de produtos são realmente úteis, especialmente para usuários iniciantes. Mas eles são apenas um dos muitos canais que você precisa usar para uma integração eficaz.

Começa com o que o usuário precisa: o e-mail pode fornecer um estudo de caso para voltar a se envolver fora do seu aplicativo, enquanto o bate-papo no aplicativo pode ajudar de forma preventiva quando os usuários ficam presos. A integração não pode simplesmente começar e terminar com um tour de produtos, pois você sempre pode aprofundar o domínio do usuário sobre seu produto com mais orientação.