WordPress: Como e porque desabilitar o wp-cron.php

porLuis Augusto Moretto

WordPress: Como e porque desabilitar o wp-cron.php

Wordpress wp-cron.php why disable it
Otimize o seu WordPress com essa configuração de crons em seu CPANEL

O que é o wp-cron

O wp-cron é o agendador de tarefas do WordPress, que gerencia tarefas como: verificar atualizações e publicar postagens agendadas.

O WordPress usa um arquivo chamado wp-cron.php como escalonador de tarefas. Esse processo pode publicar postagens agendadas, verificar atualizações de plugins ou temas, enviar notificações por email e muito mais.

É chamado toda vez que alguém visita seu site WordPress. Sua função é basicamente perguntar “é hora de fazer algo ainda?“.

Nos sites de baixo tráfego isso é perfeitamente aceitável. Entretanto quando os visitantes entram, repetir o processo cada vez é ineficiente. Isso leva a problemas de uso de recursos para o seu servidor. Tornando o carregamento do seu site mais lento.

Para resolver esse problema basta:

  • Desabilitar o wp-cron no WordPress
  • Configurar o wp-cron no cPanel ou crontab -e

Esta técnica irá melhorar o tempo de carregamento do seu site. Não importa se alguém acessou o seu site ou não.

Alterando a configuração

Para começar localize o arquivo wp-config.php na pasta raiz do seu WordPress. Feito isso , faça o download do arquivo para sua máquina e abra o arquivo no seu editor preferido.

Adicione a seguinte configuração abaixo no final do wp-config.php. Lembre-se de fazer o backup antes de realizar as alterações;

define ('DISABLE_WP_CRON', true);

Com essa configuração, a cron do wordpress foi desabilitada. Agora precisamos configurar para que a mesma seja chamada a partir da cron do seu HOST. 

A forma mais simples é dentro do CPANEL. Outra opção para quem “manja” é direto no seu shell linux usando o comando crontab -e (ubuntu 16). Esse comando vai abrir o arquivo de cron para edição. 

Na configuração de crons do seu CPANEL  ou crontab crie uma tarefa como:

cd /home/userna5/public_html; php -q wp-cron.php

Onde /home/userna5/public_html é o caminho no servidor para o seu WordPress. Configure a cron para rodar a cada 6 horas e pronto. 

Seu WordPress está Tunado 😀

Happy Coding! 😀